domingo, 26 de setembro de 2010

Mais notícias atrasadas (redigidas ontem)

Desde que cheguei, os dias tem sido um pouco caóticos, parece que todo início de intercâmbio é mais ou menos assim. Entre saídas com amigos recém-feitos, coisas a resolver na universidade e busca por um apartamento, o pouco tempo que me resta em casa é dedicado quase que exclusivamente a dormir. No entanto, venho deixar-vos a par da minha situação geral em Bologna.

Pra começo de história, eu penso em Bologna como a 'Cidade dos Pórticos', pois eu nunca havia visto nada semelhante aos pórticos que substituem os passeios aqui, ou então 'Terracotta City', devido à tonalidade semelhante de grande parte dos edifícios.



Depois da longa viagem e de um bom descanso, não quis perder tempo no meu primeiro dia na Itália. Comecei a explorar a cidade a pé, visto que absolutamente plana, comprei um chip de celular italiano e achei a região onde de encontram os prédios da universidade. Durante o processo de registro no Diretório de Relações Internacionais (que foi feito sem problemas), conheci dois brasileiros; uma moça que trabalha na copiadora onde tirei um xerox do passaporte e um rapaz com cara e nome de alemão que estava atrás de mim na fila, na universidade. Este me convidou para ir a um 'aperitivo' (uma promoção que alguns bares e cafés fazem de noite, em que se paga um determinado valor por uma bebida e pode se servir do buffet) onde haveria um encontro de intercambistas. Ruma ao tal aperitivo, me deparei com... uma brasileira! Conhecida, ainda por cima! Era uma integrante da Flutuar que tinha vindo para cá fazer alguma apresentação, pelo que me lembro. Mais tarde, no café, fui abordado por uma russa animada, com quem fiz rápida amizade e que me apresentou a seus amigos de várias nacionalidades. Em seguida, fomos a um bar/boate onde tinha um outro encontro de intercambistas e sangria grátis até 1h! Interessante é que as músicas que tocam aqui são as mesmas das boates de BH, em sua maioria. Saldo final do dia: três brasileiros, duas russas, uma espanhola, dois franceses, uma holandesa, um irlandês, dois tchecos, uma dinamarquesa, uma cipriota e nenhum italiano!

No dia seguinte, alguns de meus recém-amigos me convidaram para um almoço. Senti-me tão chique, comprando um vinho branco para levar como contribuição! O francês preparou um risoto delicioso, e olha que eu nunca gostei de risoto no Brasil! Depois de muita conversa, risadas e conhecimento mútuo, acompanhei a espanhola quando foi buscar seu carro na oficina. Para chegar ao nosso destino, pegamos um ônibus sem pagar, o que representou a minha primeira ilegalidade italiana! Nos ônibus da Europa, não há trocador, apenas uma máquina onde se pode comprar uma passagem e outra onde você pode validar o seu cartão de ônibus pré-adquirido. Se você não fizer nenhum dos dois e nenhum 'controllore' subir no ônibus, ótimo. Caso seja pego, a multa pesa um pouquinho no bolso. De volta a casa, os brasileiros com quem estou ficando estavam preparando um jantar e fui convidado a participar. Mais tarde, mais uma festa para intercambistas! Dessa vez em outra boate muito bacana, mas que abria pela última vez, para se despedir do verão...

Quinta-feira, com o celular já funcionando, comecei a cansativa procura por uma metade de quarto. Pelas ruas nos arredores da universidade, há trilhões de anúncios de quartos em aluguel pregados nas paredes. Comecei a ligar para vários, mas no final das contas só consegui visitar três. Infelizmente, não consegui o que mais me chamou a atenção, mas procura continua... À noite, encontrei uma italiana semi-conhecida que acabou de voltar do intercâmbio no Brasil, assim como outras duas italianas que falavam português e duas brasileiras. Comemos pizza, bebemos cerveja, conversamos com desconhecidos, essas coisas que fazem os jovens! Quando meu celular tocou (e eu atendi com um 'pronto!' razoavelmente italiano), tive uma surpresa: era mamãe! Não aguentou de saudade nem uma semana...

Ontem, conheci 'il mercato di Montagnola', uma feira estilo a da Afonso Pena (eu imagino, porque a esta eu nunca fui) onde se vende de tudo a preços baixíssimos! Lá, pode-se encontrar desde cuecas, casacos e tênis até cortinas, panelas e pasta de dente. Senti uma mistura de medo, atordoamento e empolgação e já percebi que eu vou ter que estabelecer uma regra pessoal: apenas uma compra por dia, senão vou ter que voltar mais cedo pro Brasil! À noite, um esquema parecido com os dias anteriores. Amigos estrangeiros, aperitivo, caminhadas pela cidade e, dessa vez, conheci uns italianos. Bolonheses, ainda por cima, algo raríssimo.

Hoje o dia começou cedo e a busca por apartamentos foi ferrenha. Liguei pra sei lá quantos números e visitei seis apartamentos, três dois quais me interessaram e cujos ofertantes ficaram de me dar uma resposta em breve. Já marquei uma visita para amanhã e continuarei procurando outras oportunidades. Como cada apartamento era em um canto da cidade, andei bastante e essa atividade ocupou praticamente todo o meu dia. Agora vou tomar um banho e procurar alguma companhia para a noite de sábado!

Ciao!

PS: Esqueci de falar do clima. Quando cheguei, fazia um solão e um pouco de calor de dia, enquanto a noite era levemente fria. Agora, com a chegada do outono, o abaixamento da temperatura é perceptível e começa a se fazer necessário o uso de casaco.

5 comentários:

  1. Alex, parece que sua vida aí tá bem movimentada,né?! Vc tá mto formal na sua escrita, aposto que é pra não esquecer o português! Gostei de saber das suas notícias! Bjs, Mari KL

    ResponderExcluir
  2. que isso, Mari! eu sou uma pessoa super séria. :P

    ResponderExcluir
  3. Noh, véi... Sua riqueza de detalhes vai ser MUITO útil! Huahuahauhuha... Abração!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, a regra é a seguinte: se vc pretende pegar muitos ônibus, não compre os bilhetes. Se pretende pegar poucos e andar bastante a pé, pague todos!

    Explico: Se pegar muitos, o dia que um contorlador te pegar, vc paga a multa, mas vai ter valido a pena, pq já pegou vários sem pagar, e no final das contas, sai elas por elas.
    Mas se for pegar pouco ônibus, o ideal é que pague sempre, porque se você um dia for pego, a multa vai sair cara....

    Olha eu te ensinando e burlar o sistema italiano..... ahhahahahaha!

    Divirta-se muito!!! Tente conhecer italianos!!! Apesar de as festas intercambistas valerem a pena!!! :D
    Beijos

    ResponderExcluir