segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Montanha-russa emocional

Escrevo-lhes, desta vez, de um novo apartamento! Mas primeiro é importante explicar o título dessa postagem. Ontem, pouco depois de sair de casa para visitar mais algumas 'doppias', vi um bando de gente correndo pela cidade em fila, vestindo camisas que diziam 'Race For The Cure'. Mesmo achando que a corrida buscava a cura para outra doença que não o câncer de mama, a grande quantidade de pessoas de várias idades unidas por um objetivo comum e tão respeitável (somado talvez ao fator 'distância de amigos e família') trouxe algumas lágrimas aos meus olhos.

Sentimentos do momento: esperança, comoção.

Pouco mais tarde, antes mesmo de chegar ao quarto que iria visitar, recebi um telefonema do inquilino do primeiro apartamento que visitei no dia anterior. Depois da minha confirmação que ainda não tinha encontrado um lugar pra morar, combinamos de nos encontrar no apartamento mais tarde, para que eu pudesse conhecer meu colega de quarto em potencial.

Sentimentos do momento: entusiasmo, euforia.

Chegando lá, eis que vejo junto ao italiano um chinês que não fala quase nada de inglês e menos ainda de italiano. Conversei de novo com o rapaz que estava alugando o quarto, o preço era bom e o local também. Combinamos tudo direitinho, decidimos que eu poderia me mudar no dia mesmo, eu disse 'até logo!', desci as escadas, fechei o portão e comecei a por um pé na frente do outro.

Sentimento do momento: medo.

Medo, pela primeira vez desde que eu soube que tinha passado no intercâmbio. Em seguida, veio um certo desespero. Voltei pra 'casa', recorri aos amigos (novos e velhos, todos disseram para não me preocupar), fiz as malas, enrolei na saída do prédio e comecei a voltar para o apartamento novo (sempre com um PUTA frio na barriga e com a cabeça a mil, tentando chegar a alguma conclusão sobre o que seria melhor pra mim). Por se tratar de um sentimento inédito, não sabia se sentia apenas um medo do desconhecido ou se meu instinto estava tentando me dizer alguma coisa. Cheguei, me instalei mais ou menos, conversei com a família por Skype e comecei a sentir que a situação não era um dragão de sete cabeças. Uma ida à Pizzeria com os amigos, algum vinho e boas horas de sono depois, acordei hoje muito mais tranquilo.

Terminei de organizar minhas coisas (até que enfim tenho um armário!) e 'conversei' um pouco com o chinês, acho que vamos nos dar bem. Fomos juntos ao supermercado e NOSSA, eu fiquei que nem uma barata tonta lá dentro! Tem certas coisas que a gente não aprende na aula de italiano e tinha várias delas na minha frente de uma vez só! Logicamente, gastei muito mais tempo do que teria gasto no Brasil, mas teve todo um processo de familiarização. Quem me conhece bem veria que minhas compras foram bem 'seguras', mas das próximas vezes eu arrisco mais (quando eu tiver uma noção melhor do que é fazer compra em euro também). O legal é que o item mais caro da minha compra custou €2,55 (um amaciante de 2 litros).

Pra terminar, até que enfim eu recebi respostar do meu coordenador italiano do intercâmbio! Essa semana eu devo encontrar com ele para compilarmos juntos o meu plano de estudos. Ah, e depois eu ponho fotos aqui do apartamento novo! Eu queria ter tirado algumas hoje, mas tava bastante nublado e achei melhor deixar pra outro dia.

E me desculpem se o texto ficou cansativo com todas essas vírgulas e parênteses, mas foi o melhor jeito que consegui por em palavras o meu estado mental de ontem. :P

5 comentários:

  1. Tá chovendo em BH. É o tipo de evento que eu acho importante compartilhar, já que chuva em BH é um evento.

    Já fez matrícula nas matérias ou ainda não?

    ResponderExcluir
  2. O comentário da Kakau é MUITO importante. O negócio é que agora não para de chover...
    Então, não entendi muito bem se você ja tem um apartamento ou não, já que voce disse "Depois da minha confirmação que ainda NÃO tinha encontrado um lugar pra morar". PERDI

    ResponderExcluir
  3. é que quando o cara me ligou, eu ainda não tinha encontrado um lugar. logo, estava apto para aceitar sua proposta de morar com ele. então sim, eu tenho um apartamento!

    e eu já fiz a matrícula aqui, só que o esquema é um pouco diferente, mais plástico. você põe no seu plano de estudo as matérias que você quer fazer prova, mas não é obrigado a assistir às aulas. aí dá pra escolher as matérias cujas provas você quer fazer até a véspera da prova!

    ResponderExcluir
  4. Vc tava com medo do Chines???????
    hahahaha!

    Espero que dê tudo certo, uma amiga minha fez amizade até com os italianos da casa dela! Eles eram ótimos cozinheiros.... hehe!

    ResponderExcluir
  5. que bom que está com um apartamento bacana aí! Se for continuar nele pode mandar seu endereço pra gente por e-mail? pelo menos da minha parte já é tradição mandar pelo menos uma cartinha pra amigos intercambistas. Abraço

    ResponderExcluir