sábado, 9 de outubro de 2010

Ampliando os horizontes

Até que enfim, as aulas (meio) que começaram! No entanto, como a graduação no Brasil é mais longa e mais ampla que a Laurea Triennale daqui, eu não pretendo fazer nenhuma matéria do curso di Scienze Biologiche. Em vez disso, acompanharei matérias de pelo menos uma Laurea Magistrale (i.e., mestrado), cujas aulas começam só dia 18. Enquanto isso, pra não ficar parado eu tô fazendo uma matéria do curso de Scienze Naturali, que eu não devo seguir porque é no mesmo horário de uma outra potencialmente mais interessante.

Mas bem, vamos agora à parte boa! Acho válido dizer que o auge da minha semana foi a viagem a Florença, que eu fiz no domingo com um irlandês e uma francesa. Pra início de conversa, foi o meu primeiro trem europeu! E eu comecei bem, porque fui de Freccia Rossa, o primeiro trem de alta velocidade da Itália. Quando chegamos à cidade, lembrei-me que uma certa Paula (e uma certa sua mãe) tinha me dito que Florença era uma das cidades mais bonitas do país e pensei: '...sério?'. O dia estava escuro e nebuloso, o que não favorecia os tons acinzentados do Duomo, das estátuas (são tantas espalhadas pela cidade) e nem o tradicional terracota italiano. Como as filas para entra no Duomo e na Galleria Uffizi eram bem compridinhas, fomos primeiro ao museu Palazzo Vecchio. Muito bonito, mas como eu tava mais ansioso pra conhecer Uffizi e ver se faz jus à sua reputação, não me empolguei muito. Claro que não foi ruim, nos divertimos bastante reparando nas estátuas altamente eróticas e conseguimos apreciar a beleza nos detalhes espalhados por todo lugar.

Antes do sol (Duomo).

Na saída do museu, quem saiu para nos receber? O soool! Booom dziiia soool, booom dziiia viiida! (Bateu uma saudadezinha dos sítios e chácaras onde uns babacas sempre dizem isso.)

Depois do sol (Ponte Vecchio).

Mas sério, a presença do sol mudou completamente o dia. Os edifícios ficaram mais bonitos, os violetas e verdes da vegetação que margeia o rio Arno se destacaram ainda mais. Atravessamos a Ponte Velha (il Ponte Vecchio) e fizemos uma parada para comer lasanha e tomar um bom vinho da casa. Chique, né? Mãe, acho que quando eu voltar eu te acompanho no vinho! O melhor do dia veio em seguida, o Giardino di Boboli. Se trata de um jardim imeeenso, cheio de fontes, estátuas e ambientes diferentes. É tão grande que consumiu todo o tempo que tínhamos ao sol, Uffizi e Duomo ficaram pra próxima volta. Um sorvete delicioso, um pôr-do-sol ao rio Arno e um pouco de comida chinesa depois, embarcamos no trem de volta para a cidade dos pórticos. Claro que tinha uma brasileira no nosso vagão, não me surpreendo mais.

 Vista do Giardino pela entrada, lindo!

Firenze, a feia. 

Tem mais fotos no meu Facebook, essas aqui são só pra dar um gostinho!

Entre outros eventos relevantes da semana, estão: aula grátis de salsa em uma boate, uma noite de muita comilança na casa de amigos (tiramisu, penne à falsa carbonara, torta de maçã com nozes e um doce francês de nome impronunciável), novas pessoas e mais boates. Teve também a festa de San Petronio, o padroeiro de Bologna, no dia 4 de outubro. Teve comida e bebida grátis na Piazza Maggiore, assim como shows e fogos de artifício. E num é que essa festa é meio que importante, a galera caprichou nos fogos! Desses eu não tenho fotos, vou tentar pegar o vídeo que minha amiga fez. E essa semana eu comprei minha passagem para PARIS, a cidade maravilhosa onde eu serei hospedado gratuitamente, reencontrarei Djodjó e comemorarei meu aniversário com muita classe (tudo bem que eu vou no dia seguinte, mas Paris não precisa saber disso.)!
 
Pra finalizar, acho válido dizer a todos que eu fiz arroz de novo e ficou bom. Nem queimou o fundinho nem nada, pra um arroz bege tá até gostoso! Depois eu me aventuro com outras receita, uma coisa de cada vez.

3 comentários:

  1. Curti os puxadinhos na ponte! Tem até espaço pra construir mais uns barracões...

    Gostaria de saber aonde o senhor ficará hospedado gratuitamente em Paris. Me passa seus contatos!
    E vai rolar docê passar em Paris no final da sua viagem?

    ResponderExcluir
  2. eu vou ficar na casa do amigo de um amigo. eu nem conheço o sujeito, mas eu tento pensar num jeito sutil de perguntar se ele topa transformar a casa dele em um albergue gratuito!
    e talvez eu volte sim, mas tá muito longe pra saber ainda... tem muita europa pra conhecer!
    e que dia você chega? vai ficar em paris mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando as oportunidades que esta viagem está te trazendo... e algumas mudanças! Vinho, boa comida... hum... é sempre uma boa idéia. Vai combinar bem com a nova casa.
    Beijos... saudades.

    ResponderExcluir